quarta-feira, 31 de março de 2010

Malassadas ( receita de S. Miguel - Açores )
















A quem me visitar deixo aqui o desejo de uma Páscoa feliz, todos com muita saúde, na companhia dos entes queridos.

Para não comerem só amêndoas doces... envio aqui uma receita que se costuma fazer no carnaval, na minha terra... mas se comerem agora e em qualquer lugar do mundo, garanto que não vos fará mal!!!

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
20g de fermento de padeiro
8 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
sumo de 3 laranjas
1 cálice de aguardente branca
leite, sal, açúcar, canela, óleo

Dissolve-se o fermento em água fria. Peneira-se a farinha para um alguidar, faz-se um buraco no meio e deita-se aí o fermento, o sumo das laranjas, o açúcar, a aguardente e uma pitada de sal. Junta-se 1 ovo de cada vez e bate-se sempre com as mãos como se fossem duas pás.
Junta-se um pouco de leite se for necessário para que a massa fique com a consistência de um polme grosso. Põe-se a levedar durante 2 a 3 horas, embrulhando o alguidar num cobertor.
Com as mãos untadas com óleo, tiram-se bocados de massa que se esticam com os dedos, dando-lhes a forma rectangular. Fritam-se em óleo bem quente e polvilham-se com açúcar e canela.
Comem-se no carnaval...

Esta é a receita da senhora D. Maria de Lourdes Modesto, do livro " Cozinha Tradicional Portuguesa".
Mas quando faço malassadas altero esta receita: não deito aguardente, só o sumo de 1 laranja e um pouco de manteiga derretida ( na foto é a malassada do lado direito )... e, às vezes, um pouco de abóbora cozida, escorrida e bem desfeita( a do lado esquerdo da foto ), ficando parecidas com os fritos regionais da região de Coimbra.

O paninho por baixo do prato foi feito por mim, para o cesto do pão. Fi-lo com essas cores para condizer com uma toalha de mesa.


23 comentários:

  1. Hola Amiga.Everything very nice.Kıss.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha!
    Estes fritos fizeram-me lembrar os que costumo comer no Natal e se fazem na região de Celorico da Beira que é a terra do meu cunhado. São muito bons!
    O naperon também é muito bonito. Das suas mãos sºo saem coisas bonitas.
    Beijinhos e cumprimentos ao Dr.Fernando. Uma óptima Páscoa para os dois e para a família.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Vai haver receita para fazermos o folar em casa?
    Beijinhos e votos de uma boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  4. BOM DIA TERESA
    VIM DEVORAR SEU BLOG KKKKK
    GOSTO IMESO DE PASSEAR POR AQUI
    LINDOS SEUS TRABALHOS
    BJ CARLA

    ResponderEliminar
  5. Grazie per la visita e per il commento Teresinha!
    Complimenti anche a te, fai sempre dei bellissimi lavori. C'è un candy sul mio blog che scade domani. Se vuoi sei in tempo a partecipare! Il premio è lo scialle che hai visto sull'home page.
    Ti auguro buona Pasqua,
    Rosa

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, minha querida!
    Que delícia!
    Eu que já estava lá salivando o peixe que coloquei, chego aqui e dou de cara com essa delícia, posso comer depois do peixe, né?
    Hahahahahahahahahahahaha ....

    Querida, quantos talentos vc tem, hein?!
    Eu também te desejo uma Páscoa com muito Amor do Cristo vivo e cheia de alegrias!

    Um imenso beijo!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Terezinha pela receita Maravilhosa
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga.
    Os fritos têm um óptimo aspecto e claro que se podem comer em qualquer altura.
    Obrigada por estares presente nos momentos mais importantes da minha vida.
    Desejo uma Santa e Abençoada Páscoa, junto dos que te são mais queridos.
    Jinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Como vai Teresinha?

    Não sei se melhor a malassada se o crochet de fundo...penso que a combinação está perfeita!

    Votos de uma Feliz Páscoa para toda a sua família e que o coelhinho vos traga muitas amêndoas.
    Bjs
    Nélia

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Terezinha, vou tentar fazer, depois te falo, bjs e bom final de semana!

    ResponderEliminar
  11. Olá. Estava assistindo um seriado americano e vi um personagem falando sobre malassadas fiquei curiosa, e coloquei no google e achei seu site.
    Sou do brasil e não conhecia esta receita, obrigado por compartilhar . abraços.

    ResponderEliminar
  12. Olá boa tarde
    Sou neta de uma açoriana que faleceu vai fazer 3 anos e nunca aprendi a fazer uma filhose que voces fazem nos açores no carnaval e natal parecem umas donuts tem um buraco no meio gostava que me pode-se dar a receita de souber se faz favor ninguem na familia sabe fazer tenho tios e uma tia que nasceram nos açores na ilha terceira mas nao sabem como se faz

    Gostava que me pode-se ajudar

    Boa Tarde
    Sónia Plácido

    ResponderEliminar
  13. Olá Sónia Plácido
    A receita das MALASSADAS está mesmo aqui neste post onde você comentou.
    Além disso, como visita anónima e sem e-mail, como quer que lhe responda?

    Teresinha

    ResponderEliminar
  14. Ola bom dia

    Obrigado pela receita envio-lhe o meu mail isabelplacido@hotmail.com

    Sónia Plácido

    ResponderEliminar
  15. Olá,Dona Terezinha,preciso lhe perguntar se os malassados são o mesmo que filhoses,me diga se é a mesma receita.Meu hotmail é IzabelMadeira1@hotmail.com .br ABRAÇO

    ResponderEliminar
  16. Prezada senhora
    Moro em Newark,New Jersey,Estados Unidos da América
    Aqui todos os anos para a festa de Portugal e uma loucura das pessoas querendo comprar e comer malassadas
    Gostaria de saber a diferença entre malassada e fartura
    Josecarlosdn@aol.com
    Agradecido

    ResponderEliminar
  17. Ana Maria.
    Gostaria muito de provar as suas malassadas. Aqui no Brasil, não temos conhecimento dessa iguaria. Nós temos algo semelhante, que fritamos a massa e ela fica estufadinha e posteriormente, pomos açúcar com canela por cima. Pois, gostaria muito de te conhecer e conhecer as Ilhas dos Açores. Grata.

    ResponderEliminar
  18. teresinha adorei esta receita, eu adoro são Miguel , já visitei esta ilha umas 5 ou seis vezes adoro a gastronomia da ilha. Esta receita parece-me muito saborosa vou tentar fazer no próximo fim de semana. muitos parabéns. Em relação aos sapatinhos de tricot também estão muito harmoniosos, mas eu ainda não consigo fazer tricot apenas por ver as imagens. estou tentando mas as minhas aulas estão paradas por causa do trabalho, que por estes dias me perturba imenso. Beijinhos e continuação de bons trabalhos. A teresinha é uma fonte de inspiração.....

    ResponderEliminar
  19. Que prato especial, Teresinha! Amei o individual também. Beijos

    ResponderEliminar
  20. Achei Teresinha!! Mas confesso é um pouco diferente da que tenho, na minha não vai a laranja, em
    nem o destilado, muito menos a canela, vou pegar a receita em casa e vou te passar a que tenho.
    Bjucas

    ResponderEliminar
  21. Sou do Brasil, e meus avós paternos eram de Portugal.
    Minha mãe e uma tia faziam malassadas todos os anos, e comíamos no café da tarde, na Terça-Feira de Carnaval. Mas na receita não ia laranja nem destilado. E embebíamos o bolinho, numa calda de caramelo. Era muito gostoso!!!!!

    ResponderEliminar
  22. Sou brasileira descendente de portugueses. Minha mãe e uma tia, faziam malassadas todos os anos, e comíamos no café da tarde da Terça-Feira de Carnaval. Na receita delas não ia laranja nem destilado. E embebíamos os bolinhos, numa calda de caramelo. Era muito gostoso!!!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!