quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tortilha da Consuelo

Hoje vou editar as fotos e dar a receita
da tortilha feita pela Consuelo,
lá em casa da minha mãe, em S. Miguel.
Na frigideira antiaderente,
foi colocada uma quantidade generosa de óleo de milho,
que se deixou aquecer bem.
Depois juntaram-se 6 batatas médias cortadas em pedacinhos irregulares,
que foram fritando sempre a mexer com a colher de pau.
Depois de uns 10 minutos ao lume,
juntou-se uma cebola grande também cortada em fatias pequenas e finas.
Nunca se parou com a operação de
ir mexendo e esmagando as batatas e a cebola.

Numa tigela bateram-se 6 ovos
que depois se temperaram com uma pitada de sal.
Quando o preparado da frigideira estava pronto,
isto é, já cozinhado e com a textura de uma pasta,
despejou-se na tigela onde estavam os ovos batidos,
deixando um pouco de óleo na frigideira,
com a ajuda da colher de pau.
Depois de tudo bem misturado deitou-se na frigideira e,
de novo ao lume médio,
foi-se picando com garfo e ajeitando as bordas,
abanando ligeiramente a frigideira até a tortilha estar dourada.


Fora do fogão ( convém que seja por cima da mesa
para o caso da operação não ser bem sucedida…)
e com a ajuda de um prato que se coloca por cima da frigideira,
dá-se uma volta rápida para que a tortilha fique direitinha no prato.
Feito isto, coloca-se de novo a tortilha na frigideira,
deixando-a escorregar com jeitinho para que não se desmanche.
De novo ao lume médio, a tortilha ficará pronta depois de alourar a outra parte.


Parece muito simples…
mas leva cerca de 30 minutos até que fique pronta.
Esta estava deliciosa e todas estas operações perfeitas,
descritas, por mim, na forma indefinida,
na realidade resultaram do elaborado e saboroso trabalho
das mãos da Consuelo!!!

Eu devia ter colocado a sopa na terrina...
como a minha mãe me ensinou...
assim vão julgar que lá em casa é uma rebaldaria...
Mas perante a satisfação dos fotografados,
( e falta o sorriso aberto da fotógrafa!!! )
quem é que vai pensar em terrinas???
O centro das atenções era mesmo a
TORTILHA DA CONSUELO,
que estava deliciosa!!!
Foi um inesquecível jantar com estes amigos do coração!
Beijos a quem me visitar.








12 comentários:

  1. Olá

    Bem apetitosa, até me faz água na boca.

    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Teresinha, querida, se não viesse de ti , eu diria que é cruel e sádico, dar esta sugestão.
    Comecei ontem uma dieta hipocalórica!
    Até estou um bocadinho infeliz!
    Vou deixar de consultar os blogs de culinária.
    Agora é só caminhada, muita sopa , muita fruta e muita água.
    Tudo o resto é pouco, muito pouquinho.
    Ora, acontece que olhando a tortilha da Consuelo(é espanhola, de certeza, porque só os espanhóis cozinham assim, com esses vagares, a tortilha...) não é passível de ser pouco comida! É de repetir uma e outra vez, é uma desgraça!
    Beijos, minha linda,
    Nina

    ResponderEliminar
  3. Oi, Teresinha.
    Tudo bem?

    Hummmmmm.. Que coisa mais apetitosa. Sabes que meu esposo fez tortillas no ultimo sabado pra mim?
    Ele é de familia uruguaia e lá é bem comum.

    Muito obrigada pelas palavras carinhosas, viu? Tu sempre alegra meu dia com tanta atenção. Que retorne tudo em coisas boas pra ti.

    Beijinhooss carinhosos e gelados, pq aqui está muito frio.

    ResponderEliminar
  4. Teresinha, és um doce, uma fofa, uma querida muito, mas muito gira!
    Mil beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  5. Olá caríssima Terezinha,

    sempre trazendo coisas gostosas de sua terrinha! Adorei a tortilha e vou fazer sim. Tem uma cara muito boa e é só ter um pouco de paciência, como hoje sou de vagar, combina! A sopa na caçarola não esfria e é uma peça a menos pra lavar... Obrigada pela sujestão viu?

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha,

    Obrigada pelas fotos da tortilha, mais a tua explicaçâo paso a paso eu no faria melhor...
    Recordo el jantar tan familiar, a sopa tam boa com coves do teu jardim, a tua maezinha tam amorosa repetendo ..."e verdade".

    Fuerom unos lindos dias pasados con vosses, que sirven para guardar en nossas recordaçoes.

    Pesso disculpas pelo meu portunhol.

    besitos,

    Consuelo

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha.
    Essa tortilha já me é familiar, pois a primeira vez que a comi, foi em Espanha na casa de uns tios do meu marido. É fabulosa e farta e super saborosa. Cá em casa costumamos fazer com ovos caseiros. Todos adoram.
    Bjs e obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar
  8. Oii,minha querida !!!

    Ah que delícia essa tortilha ...até me apetece e olha que acabei de tomar o café da manhã. hehehe

    O esquecimento da terrina não fez a menor diferença pois o mais importante estava: sua mãe... que tem uma expressão tão fofa.:)

    Lindo findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresinha, que delícia esta receita! nossa, obrigada pela visita e o carinho, volte sempre!
    Bjs,
    Lúcia

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga Teresinha,

    Fico muito feliz com sua visita e sua participação lá no blog! Espero que volte mesmo, pois ficarei ainda mais contente em recebê-la novamente!

    Se desejar, deixe alguma sugestão para conteúdo, também!

    Adorei seu blog! Esta receita de tortilha quero experimentar o mais breve possível e seus trabalhos em tricô e crochê são lindos.

    Sou louca por roupinhas de bebê e adoro tricotar. Agora que chegou o inverno aqui no Brasil vou começar a minha temporada de tricô. No verão não consigo lidar com isso, pois sinto muito calor.

    Tenha um lindo final de semana!

    Beijos,

    Guta

    ResponderEliminar
  11. Querida Teresinha, venho retribuir a visita e desejar-te um feliz fim de semana.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresinha!
    Obrigado pela visita amiga.
    Adorei conhecer tua família e com certeza a tortilha está deliciosa!
    Uma das coisas que adoro no teu blog são essas musiquinhas portuguesas,elas me fazem viajar lá para o outro lado do oceano e sonhar...
    Bom fim de semana!
    Beijinhos da Quinha

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!