quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cama de bonecas feita com caixa de fruta

Quando eu era pequenina gostava muito de brincar com bonecas, mas tinham de ser bebés! Nunca gostei das barbies nem de bonecas parecidas com gente grande. Não podiam passar dos 3 ou 4 anos! E já era crescidinha (não muito porque só fiquei um pouco acima do metro e meio!) e eu pedi de prenda um bebé chorão. Surgiram naquela época e eu quis ter um! Eram todos iguais e podiam ser meninos ou meninas. Eu optei por menina e chamei-lhe Huguinha. Logo lhe fiz vestidos cor-de-rosa e conjuntos completos de tricô, com calças, casaco, botas e touca!
 A minha nora viu na net uma caminha feita com uma caixa pequena de fruta e disse que iria fazer uma igual para a filha, minha neta de 5 anos. Logo me prontifiquei a fazer-lhe lençóis, fronha, cobertor, colcha e até o colchão! Mas como a prima, minha outra neta de 5 anos, iria gostar de ter uma, e eu tinha acabado de comprar uma caixa de morangos, deitei mãos à obra, 1º da cama e enquanto a tinta ia secando ia costurando as peças necessárias às duas camas! Muito simples, engraçada e barata… será uma prenda que alegrará as minhas meninas mais pequenas.
E foi assim que, entre costuras, médicos, compras de matéria-prima para as refeições, tratamento de roupas e outros afazeres da competência de uma dona de casa que, destas lidas nunca se aposentará, decidi dedicar às minhas netas também, e mais uma vez, umas horas dos meus dias… 
brincando às bonecas! 
A caixa!
 O colchão com recheio de aparas de tecidos.
 Um edredom (que serviu de teste aos pespontos do patchwork).
O outro será feito amanhã.
 A cama já estava seca, mas ainda tive de passar lixa para não ferir os dedos das pequeninas mãos que lhe irão dar uso. Os pés foram feitos de rolhas de cortiça.
Lençóis e fronhas tiveram direito a rendinhas que por aqui abundam.
 Ficou muito engraçada e assim as meninas, futuras donas de casa, 
saberão o que é um lençol, 
para que serve 
e como se faz uma cama...
para poderem ensinar os seus companheiros!!! 
E AQUI mostro alguns dos meus brinquedos!...
UM ABRAÇO

21 comentários:

  1. Ficou tão bonita! Esse edredon é muito amoroso! Até dá vontade de sermos pequeninas outra vez para podermos brincar às bonecas! Tenho a certeza que a sua neta ficou muito feliz. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Quanta delicadeza! Ficou um encanto essa caminha com as pecinhas do enxoval.
    Ah se pudesse... voltaria a ser criança só para ter uma lindeza dessa confeccionada por suas talentosas mãos
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Linda, linda, linda. A minha princesa cá de casa vai adorar se a mãe (eu) arranjar uma cama dessas e a avó os lençóis. Beijnhos!!

    ResponderEliminar
  4. Terezinha querida...
    Que coisinha mais linda ficou
    essa caminha de boneca!
    Que mimo a almofadinha
    rosa com rendinha!
    Amei a ideia!
    Parabéns, beijo

    *

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha

    Há quanto tempo...
    Adorei a caminha. Uma ideia muito gira. Parabéns.
    Eu também ando a regressar à infância fazendo bonequinhos.
    Beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha, mãos de fada:))

    Ficou um verdadeiro encanto essa caminha. As crianças vão adorar. Depois tens de mostrar as fotos:))

    Beijinhos e bom fim de semana.
    São

    ResponderEliminar
  7. Está o máximo!!! Acho que vou colocar os avôs e as avós das minhas meninas a fazerem algo do género... os avôs tratam das camas e as avós das roupinhas para as caminhas :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Teresinha
    Como as meninas vão ficar felizes...
    A ideia da caixa de fruta foi muito boa e ficou amorosa.
    Beijo
    maria

    ResponderEliminar
  9. Que ternura de caminha!
    Imagino as caritas das tuas netas.

    P.S. Fotografei o banco em Vila real de Santo António.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Ai Teresinha, lembrei da minha infância quando fazíamos muitas peças de caixas... eu lembro que tinha uma cozinha inteira feita deste modo, rsrsrs beijosss!!

    ResponderEliminar
  11. Então, não é que você, com a desculpa das netas,voltou a brincar de bonecas.Vejam só! Que delícia, Terezinha! As caminhas ficaram uma graça! E as roupas de cama então? Fofas! Adorei as fronhas cheias das rendinhas.
    Ótimo o trecho que diz que as meninas vão ensinar os companheiros a arrumarem as camas. Isto mesmo! Muito bem!
    Agora, vou te contar uma coisa e você até vai achar que é invenção minha. Pensará: "como isto é possível?" primeiro a tesourinha elétrica e agora isto também? Pois acredite, eu tenho uma maquininha de costura igual a sua. Para que você não ache que é lereia minha vou mostra-las lá no blog, está bem?
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  12. Terezinha,

    Que capricho! Gostaria de ser prendeda como você! Um grande beijo e parabéns. As netinhas com certeza vão adorar.

    ResponderEliminar
  13. Teresinha, você me fez voltar à minha infância...

    Ah, como brinquei de bonecas com minhas irmãs.

    Eu ia no primeiro ano da Escola Normal e ainda brincava de bonecas...kkkk....naqueles tempos bons!!

    Ah, que criatividade a sua!

    Amei as caminhas, que dedicação...tudo tão bonitinho!

    Certamente as pequenas amaram.

    Gostei do seu falar ...quando crescidas, as pequenas ensinarão os maridos sobre a arrumação de camas.

    Querida, tenha uma semana bem bonita,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  14. Ficou linda a caminha, quem sabe e tem amor nestas feituras, consegue.
    Eu gotsava de "brincar" em miudo com as bonecas das minhas irmas. Era nelas que me vingava, ora roubando uma perna, um braco, ora escondendo as cabecas, uma forma de me vingar destas manas queixinhas. Ainda nao tinham acabado um vestido e tinham de comecar outro...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que ternurinha de caminha até apetece sentar no chão a brincar com essa caminha com uns lençóis lindos e a colcha uma maravilha, tem nota máxima adorei.
    Beijinhos
    Aldora

    ResponderEliminar
  16. Mas que fofa!! adorei a confecção e os acessórios costurados! Ficou demais!!! e vi seus brinquedos de criança... quanta coisa linda!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Teresinha, as meninas vão adorar as caminhas fofas!
    Com que então em viagem?
    Acho muito, muito, muitíssimo bem!
    Aproveita cada minutinho,
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  18. Olá, Teresinha...
    Quase chorei de emoçâo ao ver essa caminha, essa roupa de cama parecendo de noiva... Só faltou um dossel para ser de princesa! Tudo o que eu gostaria de ter quando menina! Tenho certeza de que as netinhas saberâo apreciar toda essa arte e o enorme carinho da vovó!
    Grande abraço!
    Teresa

    ResponderEliminar
  19. Eu AMO tudo que se refere a bonecas Terezinha!!! Essa caixa ficou maravilhosa!! Gratidão pleo carinho! Beijo grande no coração! Vy

    ResponderEliminar
  20. Vous me donnez une bonne idee Therese merçi bonne nuit bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  21. Teresinha que ideia magnífica!
    Já sei o que fazer quando tiver que oferecer algo a uma menina!
    Bj amigo

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!